Bem vindos ao Viver Ciência!

No universo do Viver Ciência somos conduzidos a refletir acerca de diversas dimensões envolvidas na educação em ciências - as práticas pedagógicas, as abordagens epistemológicas, os modelos didáticos, as interrelações...
Apresentamos neste território as vivências e remanescências de uma construção coletiva da equipe do Viver Ciência.

Tenha uma boa viagem!

domingo, 26 de setembro de 2010

Projeto Horta na Escola

Início da plantação

Recolhimento de garrafas para a organização dos canteiros

Organização da horta pelos alunos

Olha nossa horta aí!

Nossa horta na escola!

A equipe do Viver ciência que atua em Antônio Gonçalves tem obtido grande sucesso no seu projeto Horta na Escola. O Colégio Terezinha de Jesus Guirra recebe alimentos naturais da prefeitura para complementar a merenda escolar. Porém este subsídio deve ser cortado por conta da não possibilidade de manutenção desses custos extras. Então a equipe do Viver Ciência decidiu criar uma horta na escola de modo a suprir necessidades da merenda escolar e promover ações de cuidado com o meio ambiente ao mesmo tempo em que auxilia no desenvolvimento de comportamentos e atitudes positivas dos alunos da instituição, tais como: o cuidado com o meio ambiente, saber trabalhar coletivamente, desenvolver o senso de responsabilidade, se perceber como um elemnto articulador importante na escola (trabalho com a auto estima), adquirir conceitos relativos ao plantio, manuseio e valor nutricional dos alimentos cultivados, entre outros.
Foram organizados canteiros com o uso de garrafas pety e com orientação de um técnico agrícola do município. Posteirormente percebeu-se a invasão de formigas em algumas plantações tais como a de tomates e duas de alface. Então o técnico Clóvis do Instituto Federal Baiano de senhor do Bonfim interveio na situação sugerindo o uso de algumas estratégias de combate. A equipe já utilizou o fumo de corda que diminuiu a incidência das formigas. Então agora utilizarão o intermédio de um composto formado por uma planta que pode auxiliar no combate da praga.

Os alimentos colhidos na horta já são utilizados na merenda escolar da escola e têm auxiliado na alimentação dos alunos que demonstram alegria em ver os resultados do seu trabalho. No dia 21 de setembro realizei uma visita à instituição e pude verificar o empenho e contentamento dos alunos em participar do Viver ciência.

Paranbéns equipe de Antônio Gonçalves: Rita, Evaldo, Silvar, Nubiana, Lucicleide e o supervisor João Lima - são de fato pesquisadores, professores e cidadãos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.