Bem vindos ao Viver Ciência!

No universo do Viver Ciência somos conduzidos a refletir acerca de diversas dimensões envolvidas na educação em ciências - as práticas pedagógicas, as abordagens epistemológicas, os modelos didáticos, as interrelações...
Apresentamos neste território as vivências e remanescências de uma construção coletiva da equipe do Viver Ciência.

Tenha uma boa viagem!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ações do Viver ciências em 2011

Neste ano de 2011 a equipe do Subprojeto Viver ciência: práxis docente e conexão de saberes está com propostas muito interessantes para fomentar a melhoria da qualidade do ensino de ciências nas escolas-campo e da elevação do IDEB. As equipes que atuam nos municípios de Senhor do Bonfim/Ba, Campo Formoso/Ba e Antônio Gonçalves/Ba trabalharão em grupos de monitoria por área voltada ao ensino de ciências de modo que os bolsistas possam direcionar seus estudos para áreas específicas e dessa maneira obter mais aprofundamento teórico-metodológico além de ter mais segunrança em desenvolver ações que auxiliem o ensino de ciências nas escolas. Esses monitores serão capacitados por meio de oficina pedagógica e estudos em grupo além de desenvolverem ações com os alunos das escolas-campo. As áreas contempladas com as monitorias são as seguintes:
  • Ciências e matemática;
  • Ciência, linguagem e TICs;
  • Modelagem e o ensino de ciências;
  • Experimentação.
Os bolsistas já iniciaram seus estudos e estão empolgados com a proposta. Além desta ação outras estão previstas para este ano em cada escola campo de acordo com as particularidades das diferentes culturas escolares envolvidas. Serão operacionalizadas: oficinas de capacitação em educação ambiental e uso do lixo, serão organizados os encontros de estudo por grupos e geral, reuniões da equipe, publicação de artigos, pôsteres e comunicações orais em eventos com suas reflexões e experiências, além da continuidade dos projetos de reforço escolar ( agora na forma de oficinas), Horta na escola e Combate ao lixo na escola. Além disso há a proposta de organização de um grupo de estudo contando com a participação de professores de ciências das escolas, bolsistas e a coordenação do projeto.


AVANTE VIVER CIÊNCIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.